terça-feira, 27 de julho de 2010

Movimento Cultural Sambelê


Movimento Cultural Sambelê foi criado em 2004 com o intuito de Tocar sambas de raiz.No começo de sua trajetória o nome era Grupo Sambelê, nome esse dado pela Cantora Joyce Cândido em um show realizado com a mesma em Abril de 2004 no Bar Valentino, no qual foi interpretado sambas gravados pela Cantora Beth Carvalho.
Em setembro do mesmo ano, foi realizado um show no Teatro Zaqueu de Mello, com a presença de vários cantores da cidade de Londrina, onde foi cantado samba de vários compositores de várias épocas.
No ano de 2005 o Grupo Sambelê foi convidado a participar do Projeto Cultural " Terreiros do Brasil" , projeto no qual engloba movimento culturais de samba de 07 estados do país, que promove o intercâmbio cultural de seus movimentos culturais visando a interação dos movimentos para fortificação do Samba em âmbito Regional e Nacional. Desde então o Grupo Sambelê mudou-se o nome para Movimento Cultural Sambelê, com a proposta de resgatar a cultura do Samba de Raiz e dissipar para o público em suas apresentações além de realizar pesquisas sobre o gênero musical.
Hoje o Movimento toca sambas desde as décadas de 1920 e 1930 até o sambas de quadra das grandes escolas ao partido-alto dos grandes mestres com Candeia, Tio Hélio dos Santos, Almir Guineto, Nelson Cavaquinho e também dos novos compositores que estão dando seqüencia a essa " herança" deixada pelos grande sambistas.
No ano de 2009 implementamos o projeto 'Retocando o Samba", em nossas apresentações, no qual consiste em "cantar e contar" os sambas de raiz na sua forma mais pura, sem distinção de cor, raça, estado ou idade, porque para nós do não existe Samba velho ou novo, mas sim samba bom.

Comunidade no Orkut:
www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=84349313

Myspace:
www.myspace.com/sambele

Vídeos:
www.youtube.com/watch?v=t4BBOlEG3TA
www.youtube.com/watch?v=2KV03Y3r1OU&feature=related
www.youtube.com/watch?v=Q4wS9Npsrms
www.youtube.com/watch?v=WOnFUoQy9AQ&feature=related
www.youtube.com/watch?v=KvQJJB31ZHs

http://portal.rpc.com.br/tv/coroados/video.phtml?Video_ID=68164&Programa=bomdiaparana&tipo=&categoriaNome

Nenhum comentário:

Postar um comentário